Você sabe qual a linguagem de amor do seu filho?

Uma das principais necessidades do ser humano é se sentir amado, e com a criança não é diferente, pelo contrário, na infância é onde mais necessitamos desse afeto. A maior fonte de amor da criança são os pais, através do toque, do falar, do momento a sós, das brincadeiras únicas e das diversas também. Em uma sociedade “equilibrada” é fácil identificar esse amor do pai para o filho, mas a questão é: será que o filho se sente amado pelos pais? Isso mesmo, há uma diferença entre o que damos e que o outro recebe. Minha filha de quatro anos necessita ser tocada para se sentir amada, nada é tão valioso para ela do que quando a abraço e fico ali por minutos. Meu filho de 8 anos já é o contrário, o toque não causa tanto efeito quanto um sentar sozinho com ele para conversarmos, almoçarmos juntos…

A bem verdade é que toda criança precisa receber as mais diversas linguagens de amor, não podemos limitá-las a uma, mas, vai ter sempre aquela que chegará mais fácil em seu coração.

Você sabe falar a linguagem de amor de seu filho? Cada criança possui uma linguagem de amor principal e específica, uma maneira pela qual ela compreende melhor o amor do pai e da mãe. A medida que ela vai crescendo, ela vai tendo sua preferência de como receber esse amor.

Pesquisas mostram que crianças que chegam na adolescência com seus tanques emocionais cheios, enfrentam esta fase com mais serenidade e se tornam adultos mais seguros e felizes.

É preciso que nós pais, estejamos também com nossos tanques emocionais cheios para que possamos transbordar em nossos filhos. Procure identificar qual é a sua forma preferida de receber amor. Depois procure identificar qual é a forma preferida dos seus filhos de receber esse amor. Avalie se você está conseguindo comunicar de forma eficaz na vida dele.

Será que ele prefere o contato físico? O toque, abraços, beijos, contato físico durante uma brincadeira serão sempre bem recebidos como fonte de amor e carinho.

Ou será que ele prefere uma palavra de afirmação? Palavras de afeto, elogio, encorajamento, palavras positivas de instrução, todas expressam a mesma frase: “eu me importo com você”.
Mas, pode ser que ele prefira tempo de qualidade: Coisas do tipo jogar futebol, lavar o carro, ir cortar cabelos juntos.

É o momento da atenção exclusiva que é valorizado. Compartilhar pensamentos e sentimentos. Ter conversas de qualidade. Olhar nos olhos com carinho é um poderoso meio de levar amor do seu coração direto para o coração do seu filho.

Há aqueles que preferem presentes também, e não falo de comprar e gastar dinheiro. Essa é uma poderosa forma de demonstrar afeto, se bem utilizada. Presentes devem demonstrar que você se importa. Bilhetes, cartões, produzirem juntos uns brinquedos…

E por último e não menos importante a criança que se sente mais amada através de uma atitude de serviço: é um bolo feito com carinho por vcs dois, a comida que a criança mais gosta feita naquele dia de vocês, etc.

Em geral, a criança aprende a demonstrar amor inicialmente com os pais. Se ele não tinha a linguagem do contato físico, por exemplo, terá uma dificuldade natural com esta linguagem. Então, é preciso que ele sinta e viva essas linguagens de forma saudável em casa, para que cresça e comunique bem lá fora. Eu digo com clareza, é possível aprender, desde que você queira e pense que vale a pena, a fim de criar filhos seguros, bem-amados e que não terão dificuldades em amar o outro na forma correta de cada um em seu particular.

 

Aline Santos
Ministério Atitude Kids


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *